Total de visualizações de página

sábado, 8 de dezembro de 2012

CONFECÇÃO DE DIAGNÓSTICO E PLANO DE SEGURANÇA PÚBLICA DE GOIANA

 
O evento aconteceu no Auditório do SINSEPUMG em Goiana nesta segunda-feira, 12 de novembro.
 
O Secretário Ilo Jorge da SESTRAN abriu o evento, que contou com a participação de representantes da Guarda Civil Municipal, Agentes de Trânsito, a Polícia Militar, SINSEPUNG, Conselho Tutelar e demais Conselhos do Município, o Secretário afirmou que o diagnóstico sobre o fenômeno da violência no Município de Goiana é essencial para definir ações que se traduzam em sustentabilidade e sirva de  embasamento à elaboração e implantação das políticas públicas de segurança e combate a criminalidade.
E enfatizou que os dados criminais foram fornecidos pelas Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Sistema de Justiça, estudados e, posteriormente, analisados.
 
 
Quanto aos dados socioeconômicos, essses são oriundos dos Órgãos Municipais das atividades fins, tais como: segurança, trânsito e transportes urbanos, educação, saúde, assistência social, cultura, esportes, desenvolvimento econômico, agricultura, bem como das entidades representativas da sociedade civil e do empresariado local.
 
Segundo Ilo Jorge a produção de informações mais detalhadas dos atos violentos ocorridos no Município viabiliza uma linha de base mais definida para o planejamento e a implantação de um Sistema de Informações sobre Violência e a delinquência no Município, visando à orientação dos gestores municipais na tomada de decisões e na avaliação das ações a serem executas para enfrentar os problemas oriundos da violência.
 
Desta forma, essas informações serão utilizadas no planejamento das políticas públicas de educação, saúde, assistência social, defesa social, cultura, esportes, desenvolvimento econômico, agricultura, a serem implantadas no Município, na perspectiva da prevenção e no combate à violência. A intenção é que os dados do diagnóstico sejam atualizados semestralmente pelos envolvidos supracitados, com a finalidade do mesmo ser um instrumento de orientação permanente das ações de prevenção à violência no Município.
 
 
A socialização do relatório será conduzida pela SESTRAN, que organizará reuniões com as entidades municipais envolvidas, os conselhos setoriais municipais e as instituições do Sistema de Justiça e Segurança do Município.
 
 
Nestas reuniões será apresentado o relatório final do diagnóstico, onde o mesmo será disponibilizado no site da Prefeitura e da SESTRAN e, em meio magnético para reprodução dos envolvidos e da sociedade, afirmou o Secretário de Segurança Cidadã, Trânsito e Transportes Urbanos de Goiana.
 
Uma instituição especializada foi contratada por processo licitatório, conforme os termos celebrado do Convênio com a SENASP, para apoiar a SESTRAN na elaboração do diagnóstico. A instituição contratada foi o Instituto de Gerenciamento de Cidades, empresa com notória especialização no ramo da segurança e gestão pública.
 
 

CONFECÇÃO DE DIAGNÓSTICO E PLANO DE SEGURANÇA PÚBLICA DE GOIANA







sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

OPERAÇÃO LEI SECA


 
 
A LEI É SECA, MAS É A LEI
 
Ainda neste final de semana, 87 carteiras de habilitação (CNHs) foram recolhidas e 12 veículos foram rebocados para o depósito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran). Além dos três motoristas autuados em flagrante por crime de trânsito, 181 foram multados no valor de R$ 957.

 
 
 O Rio de Janeiro é a capital onde os motoristas mais se recusam a ser testados pelo bafômetro. Foram 6.567 recusas entre 1º de janeiro e 31 de março. Em São Paulo, 3.564 motoristas foram multados por dirigir embriagados.

 
O Secretário Ilo Jorge da SESTRAN comanda os Agentes de Fiscalização de Trânsito e os Guardas Municipais da Brigada de Trânsito na blitz realizada pela Lei Seca em Ponta de Pedras.


OPERAÇÃO - Desde novembro, duas equipes da Operação Lei Seca se deslocam para Goiana nos finais de semanas para fiscalizar em conjunto com a 12 ª GERES-Goiana, os  Agentes de Trânsito e Guardas Civis Municipal da  SESTRAN com o objetivo de  coibir a mistura entre consumo de álcool e direção. 
 
Durante esse período, a maior parte das blitz aconteceu durante a noite, para evitar transtornos ao trânsito e aproveitando a realização dos eventos, a exemplo da apresentação da Banda Calipso no Forró no Sítio. Já nos domingos o foco foi a praia de Ponta de Pedras, nas proximidades de São Lourenço e a fiscalização aconteceu durante todo o dia.

Em média, 12 pontos são visitados pelas equipes. "Temos que mudar de lugar porque alguns motoristas usam as redes sociais para avisar aos outros onde estamos. É uma atitude irresponsável, mas não existe nenhuma lei que proiba essa prática, que só mudará com a conscientização", disse o Major Cavalcanti, coordenador da Operação Lei Seca.
 
 Brigada de Trânsito da SESTRAN em apoio a OPERAÇÃO LEI SECA.